domingo, 9 de setembro de 2012

Jovens querem e podem ter presença na política

É de Herbert de Souza, o Betinho, a afirmação de que “só a participação cidadã é capaz de mudar o país”.
Nas eleições de 2012, mais de um milhão (1.157.551) de jovens com 16 anos deverão comparecer às urnas pela primeira vez. Somados aos jovens de 17 a 20 anos, eles são mais de 11 milhões de eleitores. Entre os de 18 a 24 anos, mais de 17 mil são candidatos aos cargos de vereador ou prefeito.



Para o cientista político Alacir Arruda, a participação na política, já aos 16 anos, é uma oportunidade de contribuir para a maturidade da democracia no país. E boa parcela dos jovens brasileiros está, sim, disposta a participar das decisões políticas do país.

Independentemente da idade, a consciência de que é possível lutar por uma sociedade mais justa pode vir até mesmo antes dos 16. A participação em movimentos pequenos, seja na escola ou na comunidade onde vive, pode contribuir e muito para a formação de cidadãos mais atuantes: “Não existe idade para uma efetiva participação na política. Fazemos política desde o momento em que acordamos até quando vamos nos deitar. Política está no nosso dia a dia. Do que realmente os jovens precisam se conscientizar é que na função pública necessitamos de melhores representantes e, nesse caso, ele é o protagonista principal”, afirma Alacir Arruda.

Fonte: Vanessa Espíndola - Portal A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário