quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coletiva de imprensa apresenta balanço da reunião do Consep

O balanço das atividades da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) foi apresentado durante entrevista coletiva na sede da CNBB, em Brasília (DF), na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro. Na mesma ocasião, a Conferência divulgou a sua mensagem para as eleições municipais, e também fez o lançamento da Campanha Missionária 2012. Participaram da coletiva o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno; o secretário-geral, dom Leonardo Steiner; o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Missionária, dom Sergio Braschi; e o presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti.


Dom Damasceno destacou que durante o Consep foram apresentadas bonitas experiências da Igreja no Brasil. Recordou a participação do Cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, apresentando os desafios da Igreja naquela região, bem como as viagens realizadas ao Haiti e ao Timor Leste por representantes do episcopado brasileiro. “Nestes dois países, a Igreja do Brasil tem colaborado de forma importante, tanto no envio de missionários, como na reconstrução de igrejas, manutenção de escolas e formação de novos presbíteros”, lembra o cardeal.

O Consep também prosseguiu com a análise dos dados do Mapa das Religiões no Brasil, que a partir dos dados do Censo 2010 aponta a queda do número de católicos no país. “Desta vez focamos as iniciativas pastorais para que possamos responder a esta realidade”, relatou dom Damasceno. Os bispos também aprovaram na reunião a proposta de alteração da data de realização da 5ª Semana Social Brasileira para outubro de 2013, bem como o novo cronograma de elaboração das Campanhas da Fraternidade.

Na coletiva, dom Leonardo fez a leitura da mensagem da CNBB para as eleições municipais. “É fruto de uma reflexão, pois as eleições municipais são sempre mais tensas. Enviamos agora o texto aos bispos e pedimos que ele seja conhecido por todas as nossas comunidades”, recordou o secretário-geral. “O voto é livre e responsável. A Igreja deve ajudar nisso, mas jamais coagindo o cidadão”, reforçou dom Damasceno.

A mensagem dos bispos chama a atenção para lei que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010). “São instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos”, diz a mensagem.

Foram apresentados também os subsídios da Campanha Missionária 2012, que tem como lema Brasil missionário, partilha a sua fé. “Há desafios internos em nosso país, mas também fora daqui. É preciso ir além fronteiras”, destacou padre Camilo.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário