PJ NA JMJ


Ação Evangelizadora Rio que Cresce Entre Nós

www.juventudeparana.com.br

Trata-se de uma ação a ser promovida pela Coordenação da Juventude do Paraná, juntamente com o Secretariado do Regional Sul II da CNBB, envolvendo, possivelmente, as 18 dioceses do Regional e a Eparquia São João Batista.

O objetivo da Ação é dar um ‘ponta-pé’ inicial, a uma preparação remota, no Regional, para a JMJ Rio-2013; ajudar a juventude do Paraná a melhor se articular; criar uma rede organizada de contatos com a juventude em vista da JMJ Rio-2013; desafiar e envolver a juventude do nosso Estado numa experiência missionária; arrecadar fundos para sustentar despesas e atividades ligadas à JMJ Rio-2013.

A Secretaria da Juventude do Paraná juntamente com a Secretaria da CNBB produzirá um kit para ser entregue aos jovens promotores da Ação. Cada Kit é composto por um folder, dois peixinhos, que irão dentro do envelope, juntamente com uma cartinha calorosa do Assessor da Juventude do Paraná para ser lida aos jovens.

Ao acolher e se engajar na Ação, cada jovem receberá um kit contendo o folder, dois peixes e uma carta. Cabe-lhe abordar pessoas próximas a ele (familiares, amigos, companheiros de trabalho) e explicar com poucas palavras a Ação Evangelizadora e o texto da multiplicação dos pães. Em seguida, perguntará à pessoa se ela pode doar os cinco pães, como fez aquela pessoa do Evangelho, a fim de que Deus realize o milagre da partilha e da multiplicação.

Em efeitos, o valor de cinco pães, hoje, é cerca de R$ 1,00. Fará isso com cerca de 10 pessoas diferentes (anotando o nome de cada pessoa nas linhas pontilhadas na parte de frente do folder. Precisará abordar 10 pessoas (ou até mais se desejar), não menos, e o total das doações do kit superar R$ 10,00.

As 10 pessoas abordadas ofereceram pães, agora duas outras pessoas serão abordadas para oferecer os peixes. O peixe desde a antiguidade era usado como símbolo de identificação dos cristãos. Mais: Cristo elevou Pedro e André a pescadores de homens; então, peixe tem a ver cristãos, com o discipulado de Jesus. E quem oferecer um peixe está, com isso, declarando-se próximo e assim receberá o título de “Amigo da Juventude!”. Claro, neste caso oferecerá um valor maior comparado aos pães.

Prêmio aos participantes
A Equipe organizadora da Ação Evangelizadora ‘Rio que cresce dentro de nós’ sorteará três passagens aéreas com a estadia paga para o lugar onde aconteceu a multiplicação dos pães (viagem de uma semana).

O sorteio será da seguinte forma:
- uma passagem será sorteada entre os jovens que se cadastraram no site (cadastraram-se neste site os jovens coordenadores paroquiais, e todos os jovens que pegaram o kit). O sorteio será feito unicamente entre os nomes cadastrados pelo site;

- uma passagem para os que colaboraram economicamente através dos peixinhos e se tornaram ‘Amigos da Juventude!’ (será sorteado um peixinho do aquário seco na Secretaria da Juventude do Paraná onde estarão recolhidos todos os peixinhos);

- uma passagem para aquele jovem que conseguir colocar os seus dois peixinhos pelo maior valor somados os dois peixes juntos (saberemos em detalhes, pois cada jovem que pegou o kit ao devolvê-lo irá cadastrar o seu nome e o valor arrecadado dos pães e dos peixes);

Os recursos serão repartidos em três partes iguais:
- um terço ficará com a Coordenação Arqui/Diocesana da Juventude para ser investida em ações que tenham em vista a JMJ Rio-2013;

- uma parte irá para a Secretaria da Juventude do Paraná para sustentar as despesas em âmbito regional ligadas à JMJ Rio-2013 ;

- a terceira parte irá para o Regional do CNBB que está promovendo esta Ação. Também estes recursos serão destinados a ação pastoral do Regional.



Pe. Joel Nalepa   
Assessor da Juventude – Regional Sul 2
pjnalepa@hotmail.com – (42) 9974-0191

Pe. Mário Spaki
Secretário Executivo da CNBB – Regional Sul 2
mariospaki@hotmail.com – (42) 9999-5500