segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Carta pós Assembleia Regional Pastoral da Juventude - 2016

E o coração arde pelo caminho!( Lc 21,32)

            Nos dias 27 e 28 de agosto na cidade de Umuarama, a Pastoral da Juventude do Paraná esteve reunida em Assembleia. “Caminha conosco Senhor”,(Lc 21,29) foi o tema desta terceira etapa. Pode ser que haja dúvidas em qualquer parte do processo, mas jamais que o “SENHOR” deixou de caminhar com os/as jovens do regional.
            Toda assembleia é momento de Deus na caminhada de qualquer grupo religioso, é nela que Deus fala expressivamente, foi assim desde a mística assembleia de “Siquém”, quando Josué reuniu os israelitas para orientar que seguissem a Deus sobre todas as coisas (Js.24). Siquém era, pela sua posição central, um lugar favorável à reunião das tribos. Foi nesta cidade que Josué ensinou os israelitas a manterem entre si suas tradições, para que sua cultura não morresse. Quando Josué olhou para a caminhada, lembrou a presença de Deus e convidou o povo a servir o SENHOR na contundente frase: “Não sei quanto a vocês, quanto a mim, eu e minha casa serviremos ao SENHOR”. (Js. 24, 15.)
            O histórico processo feito na caminhada do Regional Sul II, inicia bem antes da própria assembleia, que levou um ano para ser efetivado. Impossível se fazer uma assembleia no período de um ano? Erro metodológico? Desgaste das lideranças? Sim! Tudo pode ser questionado, mas este processo foi essencial para que o próprio regional e a juventude, que faz parte dele, olhassem para si e reconstruísse sua história. Para um olhar de fé, este ano de “estado de Assembleia” foi como a caminhada do deserto rumo a terra prometida. E esta caminhada não acabou, ao contrário, ela teve sua passagem em “Siquém”.
“É no desespero do ser humano que se enxerga a calmaria de Deus”.
            Todo o processo de reconstrução é dolorido, para uns mais, para outros menos, mas é dolorido. Saindo de Toledo (1ª etapa) começou a caminhada, muitas foram as discussões, as revisões para este processo formativo de assembleia. Assaí (2ª etapa) tempo de construção, elaboração, reza e sonho. Umuarama (3ª etapa) seria o momento de concretização, permanência, de renovar e começar a caminhar. E por isso o convite:“Caminha conosco Senhor”! (Lc 21,29) Mas como Deus sabe por onde trilhar começou sua ação anterior.
            Na história da salvação encontramos diversos personagens que lideram a caminhada, e neste processo a escolha sempre é feita por Deus por meio do povo. A liderança de Josué é perceptível na assembleia de Siquém, (Js. 24)quando ele retomando a caminhada do Povo de Deus consegue fazer o povo fazer uma anamnese do processo e propõe: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. (Js. 24, 15.)

E o Divino age
            A Assembleia se constituiu de um processo de muito diálogo de grupos, pessoas, de partilha. A Folia do Divino, na missa, pedindo a efusão do Espírito de Deus, foi o ponto auge para podermos sentir mais perto a presença do “Deus que caminha conosco”. Entre tantos feitos chegou-se o momento chave da assembleia, a eleição da coordenação e legitimação das escolhas provinciais,o momento era de muitas dúvidas, e foi aí que a ação de Deus foi perceptível e profunda. Depois de diversas falas que começaram pelo jovem Giovani Bessegato de Toledo, que teve uma demonstração de maturidade pessoal e colegiada, dentro de uma postural pastoral e respeito por processos, digno de uma postura de cristão pejoteiro, consciente da situação, tendo a percepção de sacrifícios da sua província, sem usar de falsa modéstia, retira o seu nome de indicação a secretaria do regional,  e indica, com o aval da sua província,o seu amigo e companheiro de caminhada na diocese para a secretária.Foi o começo da ação do “Espirito que sopra onde quer”. Todas as falas foram se colocando como essa ação de Deus na história. Contudo a fala de Milady foi como soar do “Espírito que sopra onde quer”. Sua fala se coloca na mesma relação que Josué fez em Siquém.Ela retoma a caminhada da história da PJ, aponta as dificuldades, erros e acertos, chama a responsabilidade histórica para si e culmina, “Deus estava em tudo preparando isto”. Reconhecer isso foi a mesma conduta moral que Josué demonstrou ao proclamar: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”!
            Foi na ação do Espírito, que age a sua maneira, que depois deste mover que é próprio da mística dos que creem em Deus, que a coordenação foi realocada e aprovação de uma coordenação interina aclamada.
            Um regional de pastoral não se faz de uma coordenação, muito menos de cargo e relação de poder, ela se faz de dedicação pela causa e pelo Reino. A coordenação deve ser espelho daquilo que se vive na base, e perceber que, como foi rezado na oração de envio, “o homem vê o exterior, Deus olha o coração”. Isto porque se lá em cima se está organizado é porque na caminhada as bases estão se movendo. A nova coordenação é passo profético de caminhada em construção na vida da Pastoral da Juventude, e que por hora se deve olhar a partir do princípio de Gamaliel,(At 22.3). “se for de Deus, não adianta impedir”. 
            Umuarama começou indo para Emaús, e acabou por se ficar em Siquém, com a certeza de que Jesus “Caminha conosco” e que é hora de olhar para a caminhada e agradecer a Deus pelo processo. E sempre a caminho, ardendo o coração, que estamos em busca de uma nova civilização onde reine o amor.

Segue o caminho rumo à Jerusalém
            Diante de tudo que vimos e ouvimos, nossa coordenação foi constituída da seguinte forma: Milady Trava, coordenadora regional, Veronica Ferreira de Souza, secretária regional, Marcos Vinícius Regazzo, articulador da província de Londrina, Susy Mara da Silva, articuladora da província de Maringá, Adilson Alberton, articulador da província de Cascavel e Paolla Braga, articuladora da Província de Curitiba.
            Os eixos do próximo Plano Trienal serão: ARTICULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO; FORMAÇÃO; MÍSTICA E MISSIONARIEDADE e DEFESA DA VIDA.
            Que Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná nos ilumine nessa caminhada!!!

Paraná, 30 de agosto de 2016

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Seminário de Mudanças Climáticas e Justiça Social

Jovens participaram nos dias 03 e 04 de setembro, em Umuarama, do Seminário de Mudanças Climáticas e Justiça Social com o tema  “Cuidado da Casa Comum, transformação do mundo com Justiça rumo 2030”.

O Seminário contou com a assessoria do professor Ivo Poletto, assessor nacional do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social e membro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e também do doutor Juliano Bueno de Araújo, engenheiro climático e fundador da Coalizão Não Fracking Brasil (Coesus) e diretor da Compaigns 350.org no Brasil, e demais convidados.

Da Pastoral da Juventude estiveram presentes: Veronica Ferreira - Umuarama, Dayse Silva - Umuarama, Diego Vinicius Gonçalves - Arapongas, Gabriela da Silva - Londrina, Heloisa Nascimento - Munhoz de Melo e Joseanair Hermes - Curitiba.





segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Pastoral da Juventude é representada na Assembleia do COMIRE PR

No último final de semana, 03 e 04 de setembro, aconteceu no Centro Diocesano de Formação em Umuarama, a assembleia do COMIRE (Conselho Missionário Regional).

Da Pastoral da Juventude estiveram presentes: Christopher Dantas - Arapongas;
Lucas Gabriel - Bentópolis; Jaqueline Silva - Arapongas e Bruno - Altônia.

Foi realizada uma formação e uma avaliação da caminhada. Houve ainda, uma apresentação das atividades dos conselhos missionários diocesanos e provincial, e também da caminhada da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e da JM ( Juventude Missionária) no regional.

Regional Sul II tem nova coordenação

Depois de uma profunda caminhada de diálogo e oração, nos dias 27 e 28 de agosto em Umuarama/PR, foram definidos os serviços (coordenação) da Pastoral da Juventude do Regional 2 (Paraná). 

A organização desta coordenação fica da seguinte maneira: 4 articuladores das províncias e mais o secretário e coordenador. Os nomes ficaram assim província de Curitiba: Paola, província de Maringá: Suzi, província de Cascavel: Adilson, província de Londrina: Marcos. 

Como secretário e coordenador do regional, depois de muita reflexão a assembleia optou pela manutenção da Verônica como secretária e Milady agora referenciada e legitimada como coordenadora no período de um ano ate a ampliada de setembro de 2017, onde haverá a escolha deste serviço. 

A PJ Sul2 se alegra com a nova caminhada da Pastoral, e ficam agradecidos pelo serviço e disponibilidade de todos, e em especial da Milady e Verônica da maneira em que se doaram nestes momentos de reconstrução da PJ.


(Texto: PJ Assai)