sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dia de São Pedro

Pedra de apoio ou pedra de tropeço? (Mt 16,13-19) - Mesters, Lopes e Orofino

Ampliar imagem
A COMUNIDADE DE FÉ
PEDRA DE APOIO OU PEDRA DE TROPEÇO?
Mateus 16,13-19


Neste texto aparecem muitas opiniões sobre Jesus e várias maneiras de se expressar a fé. Pedro, por exemplo, tem opiniões e atitudes tão opostas entre si que parecem não poder caber na vida de uma mesma pessoa. Hoje também existem muitas opiniões diferentes sobre Jesus e também várias maneiras de viver a fé, tanto dentro da gente como dentro da comunidade. Vamos conversar sobre isso.

SITUANDO
Estamos na parte da narrativa entre o Sermão das Parábolas (Mt 13) e o Sermão da Comunidade (Mt 18). Geralmente, nestas partes narrativas que ligam entre si os cinco sermões, Mateus costuma seguir a sequência do Evangelho de Marcos. De vez em quando, cita outras informações, também conhecidas por Lucas. E aqui e acolá, traz textos que só aparecem no Evangelho de Mateus, como é o caso da conversa entre Jesus e Pedro no texto de hoje. Este texto recebe interpretações diversas e até opostas nas várias igrejas cristãs.
Naquele tempo, as comunidades cultivavam uma ligação afetiva muito forte com as lideranças que tinham dado origem à comunidade. Por exemplo, as comunidades de Antioquia na Síria cultivavam a sua ligação com a pessoa de Pedro. As da Grécia com a pessoa de Paulo. Algumas comunidades da Ásia com a pessoa do Discípulo Amado e outras com a pessoa de João do Apocalipse. Uma identificação com estes líderes da sua origem ajudava as comunidades a cultivar melhor a sua identidade e espiritualidade. Mas também podia ser motivo de briga, como no caso da comunidade de Corinto (1Cor 1,11-12).

COMENTANDO
1. Mateus 16,13-16: As opiniões do povo e dos discípulos a respeito de Jesus
Jesus faz um levantamento da opinião do povo a respeito da sua pessoa. As respostas são variadas: João Batista, Elias, Jeremias, algum dos profetas. Quando pergunta pela opinião dos discípulos, Pedro se torna porta-voz e diz: "Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo!" A resposta não é nova. Anteriormente, os discípulos já tinham dito a mesma coisa (Mt 14,33). No Evangelho de João, a mesma profissão de fé é feita por Marta (Jo 11,27). Ela significa que em Jesus se realizam as profecias do Antigo Testamento.
2. Mateus 16,17: A resposta de Jesus a Pedro: "Feliz você Pedro!"
Jesus proclama Pedro "Feliz!", porque recebeu uma revelação do Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente, Jesus tinha louvado o Pai por ele ter revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios (Mt 11,25-27) e tinha feito a mesma proclamação de felicidade aos discípulos por estarem vendo e ouvindo coisas que antes ninguém conhecia (Mt 13,16).
3. Mateus 16,18-19: As atribuições de Pedro: ser pedra e tomar conta das chaves do  Reino
3.1 Ser pedra: Pedro deve ser pedra, isto é, deve ser fundamento firme para a igreja a ponto de ela poder resistir contra as portas do inferno. Com estas palavras de Jesus a Pedro, Mateus anima as comunidades perseguidas da Síria e da Palestina que viam em Pedro a liderança marcante da sua origem. Apesar de fraca e perseguida, a comunidade tem fundamento firme, garantido pela palavra de Jesus. Ser pedra como fundamento da fé evoca a palavra de Deus ao povo no exílio:  "Vocês que buscam a Deus e procuram a justiça, olhem para a rocha (pedra) de onde foram talhados, olhem para a pedreira de onde foram extraídos. Olhem para Abraão seu pai e para Sara sua mãe. Quando os chamei, eles eram um só, mas se multiplicaram por causa da minha bênção" (Is 51,1-2). Indica um novo começo do povo de Deus.
3.2 As chaves do Reino: Pedro recebe as chaves do Reino. O mesmo poder de ligar e desligar diz: "É necessário que o Messias sofra e seja morto em Jerusalém". Dizendo que "é necessário", ele indica que o sofrimento estava previsto nas profecias. Não só o triunfo da glória, também o caminho da cruz. Se os discípulos aceitam Jesus como Messias e Filho de Deus, devem aceitá-lo também como Messias Servo que vai ser morto. Mas Pedro não aceita a correção de Jesus e procura dissuadi-lo.

3. ALARGANDO
Igreja, Assembleia
A Palavra Igreja, em grego ekklésia, aparece 105 vezes no Novo Testamento, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nos Evangelhos aparece três vezes, só em Mateus. A palavra significa literalmente "convocada" ou "escolhida". Ela indica o povo que se reúne convocado pela Palavra de Deus e procura viver a mensagem do Reino que Jesus trouxe. A Igreja ou a comunidade não é o Reino de Deus, mas sim um instrumento e uma amostra do Reino. O Reino é maior. Na Igreja, na comunidade deve ou deveria aparecer aos olhos de todos aquilo que acontece quando um grupo humano deixa Deus reinar e tomar conta de suas vidas.

Pedro, Pedra
Jesus deu a Simão o apelido de pedra (Pedro). Pedro era fraco na fé, duvidou, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não entendia o que Jesus falava. Ele era como os pequenos que Jesus proclamou felizes. Pedro era apenas um dos doze e deles se fazia porta-voz. Mais tarde, depois da morte e ressurreição de Jesus, a sua figura cresceu e se tornou símbolo da comunidade. 


 Fonte: http://cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=3160

domingo, 24 de junho de 2012

“HOUVE UM HOMEM ENVIADO POR DEUS, CHAMADO JOÃO” (Jo.1,6)



                A Igreja celebra no tempo o Mistério Pascal de Cristo como núcleo de sua fé e centro da intervenção de Deus no meio da humanidade. Entretanto, celebra durante o seu Ano Litúrgico a memória de santos e santas que testemunharam em suas própria carne a paixão, morte e ressurreição do Senhor sendo sua santidade existente em função desta co-participação no Mistério de Jesus. Cristo é o protótipo de toda santidade; os santos e santas tanto mais o serão à medida que se identificam com Ele.
                Ao celebrarmos a festa do Nascimento de João Batista fazemos memória da Páscoa de Jesus no testemunho fiel “daquele que não era a luz, mas uma testemunha da luz” (cf.Jo.1,7-8) e, que em nome de um projeto gerador de vida para todos/as, assim como o próprio Cristo, foi capaz de ir até as últimas consequências. A vocação de João nasce do “possível” de Deus para o “impossível” da humanidade; ao conceberem em idade avançada, Isabel e Zacarias são fiéis colaboradores no plano de salvação que Deus preparou para todas as pessoas desde a antiga aliança. Zacarias é a imagem de todos aqueles que, não aceitando o milagre de Deus em sua história, se calam diante da realização da promessa que o Senhor realiza. Quando há discordância entre a vontade de Deus e a nossa própria vontade nos tornamos incapazes e impotentes de colaborar com o Reino. Porém, nele também encontramos todos aqueles e aquelas que diante da experiência do Deus verdadeiro, são capazes de desprender sua língua testemunhar que a presença de Deus visita e liberta o seu povo (cf.Lc.1,68). O primeiro encontro entre o Messias esperado e o seu precursor se dá ainda no ventre materno, um sinal profético que celebra o advento da nova criação anunciada por Deus na encarnação do Verbo. E numa sociedade onde o papel da mulher estava condicionado à exclusão da sinagoga e dos outros diversos espaços sociais, esta “liturgia do encontro” acontece em casa, num lugar feminino e acolhedor, ou seja, no projeto de Deus a casa é o lugar da manifestação da alegria, do encontro fraterno. A casa de Isabel já é uma prefiguração de Betânia (cf.Jo.12,1-3), Zaqueu (cf.Lc.19,5), Emaús (Lc.24,13-35), e tantos outras que serviram como o “lugar” da epifania do projeto de Jesus que é de vida para todos/as (cf.Jo.10,10). O encontro de Jesus com João ainda no ventre de suas mães é força para os cristãos de todos os tempos que devem lutar pela dignidade humana desde a concepção. Quantas mulheres que ainda hoje engravidam do “impossível” e muitas vezes são condenadas por uma sociedade movida pelo preconceito que tem um conceito imutável de família! Quantas adolescentes obrigadas a sustentarem sua gravidez sem um mínimo de condições tanto para elas quanto para seus filhos! Vivemos numa sociedade que em sua grande maioria põe sobre a mulher a responsabilidade inteira pela geração de um filho. Oxalá compreendamos a vocação à vida como um chamado e uma consagração que começa no ventre materno! (cf.Jr.1,5)
                Desde a concepção de João e até o momento de seu nascimento os sinais anunciavam àquilo que Lucas já testemunhava “se tratava de alguém enviado por Deus” (cf.Lc.1,66). A missão clássica de João deu a ele próprio um sobrenome: o Batista, alguém que mergulhava o povo nas águas do Jordão a fim de que purificados pudessem aguardar a vinda de um novo Reino que estava próximo. Todavia, anunciar ao povo a conversão não era nada simples, pois a conversão do coração e do espírito devia gerar também uma conversão social, e neste aspecto, aquele profeta aparentemente tão insignificante, que se vestia com pele de animais e se alimentava de insetos, (cf.Mc.1,6) agora passava a incomodar os grandes opressores de sua gente. João Batista passa a ser então não apenas o precursor de um Messias, mas de todo um povo messiânico, prelúdio de uma nova aliança. Não obstante sua biografia abre as páginas dos evangelhos, que por sua vez abrem as páginas do Novo Testamento.
                Embora um tanto quanto lógico, porém não simplório, o martírio de João Batista é a coroa de sua missão. O anúncio da conversão em vista do Reino que estava próximo transforma-se em denúncia opondo-se aos contra-valores que impedem o Reino de chegar. O discurso profético de João Batista mexeu na posição daqueles que oprimiam o povo fazendo com que sua cabeça seja o prêmio de uma sociedade que explora e escraviza os pobres. Entretanto, o encontro do precursor com o Messias nas águas do Jordão é o sinal, autenticado pelo próprio Espírito, que o Reino já está entre nós, e assim morrer pela sua causa não é perder a vida, mas ganhá-la para sempre. (cf.Mc.8,35)
                A festa litúrgica da Natividade de João Batista é, portanto, um convite à toda Igreja fazer memória de todos aqueles e aquelas que como João, testemunha fiel de Jesus Cristo, ainda hoje são capazes de dar sua cabeça a prêmio pela causa do Evangelho. É a festa daquele que viveu em sua própria carne a Páscoa do Cristo e de toda a Igreja que vê no Mistério Pascal a fonte e a base sólida da sua fé. É uma nascente donde emana força e coragem a fim de lutar sem temor desafiando os contra-valores que ainda hoje impedem o Reino de acontecer entre nós.
                Tão bem-vindas e tão arraigadas na genuína cultura popular, as festas juninas que tanto envolvem toda a sociedade em torno das tradições, e que tem no centro a devoção a este santo, sejam um momento privilegiado de conhecer a sua biografia e de celebrar sua memória sem estarmos tão presos a cultura capitalista que por vezes sufoca o verdadeiro sentido da festa. Em cada “Viva São João!” possa o mundo ouvir: “Viva a força libertadora que nasce da Páscoa de Jesus! Viva o Deus da Vida que visitou e libertou o seu povo!”.


Arnaldo Antonio de Souza Temochko, historiador, liturgista, militante da PJ na Paróquia Imaculada Conceição em Cantagalo, diocese de Guarapuava/PR.

Preparação para a JMJ é tema de discussão na CNBB


Os bispos que participam do Conselho Permanente da CNBB acompanharam durante a tarde desta quinta-feira, 21 de junho, a apresentação sobre os preparativos para a Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro em 2013.
Conselhopermanente21062012jmj

De acordo com o assessor da Comissão para a Juventude, padre Carlos Sávio Ribeiro, serão elaborados subsídios para a preparação dos jovens e adultos participantes, além de um manual de instruções para o projeto do evento em cada diocese. Este último material será destinado a bispos e líderes diocesanos de juventude.

O assessor revelou que, até o momento, foram disponibilizadas 358.170 vagas para os missionários estrangeiros nas dioceses brasileiras, especialmente na região sudeste. Comunicou também que tais missionários já terão as despesas de viagens pagas por seus países de origem.

Adiantou também que a programação da Semana Missionária, marcada para 16 a 20 de julho de 2013, prevê momentos de formação, oração, cultura e ação missionária. A proposta é de que o encerramento, com missa de envio para a JMJ, seja realizada em um santuário diocesano.

                                                                                                         FONTE: CNBB

Pastoral da Juventude na Rio + 20


Promovida pela Secretaria Nacional de Juventude, ocorreu no dia 13/06, uma mesa de debate sobre “Juventude e Sustentabilidade" dentro das atividades iniciais da Rio + 20. A jovem Paula Grassi, atual representante da Pastoral da Juventude no Conselho Nacional de Juventude foi uma das convidadas para participar da mesa.
A participação da PJ neste espaço possibilitou dar visibilidade às ações que atualmente o projeto A Juventude Quer Viver e o projeto Ajuri desempenham com mais direcionamento para as temáticas que estão sendo discutidas também por outras entidades e movimentos que acreditam e lutam pela justiça ambiental.
“Dessa forma, a Pastoral da Juventude entra em mais uma ciranda, pela vida da juventude, a vida dos povos, a vida da nossa Mãe Terra. Nesse sonho da Civilização do Amor, queremos possibilitar o enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais, contribuindo para o reestabelecimento das relações de igualdade, que são bases que tem o direito no centro, para o Bem Viver de todos/as.”Ressaltou Paula Grassi durante a sua fala.
Além disso, Paula enfatizou as discussões que as PJ’s fizeram na Semana da Cidadania 2012 sobre a temática da saúde alimentar. “É preciso ter certeza do que se põe na mesa” foi o lema que embalou todaa reflexão da produção de alimentos, da soberania alimentar do direito à segurança alimentar com acesso igualitário e adequado, com qualidade. As discussões tiveram como base a saúde que foi o tema da Campanha da Fraternidade 2012, passando pelas formas de produção de alimentos – nossa agricultura – até os direitos de acesso à uma alimentação de qualidade e à segurança alimentar.

Fonte: Teias da Comunicação - Equipe Nacional

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pastoral da Juventude na Cúpula dos Povos

Em sintonia com a Cúpula dos Povos, que acontece no Rio de Janeiro/RJ, a Pastoral da Juventude Nacional foi convidada no dia de ontem, 19/06, a  compor a mesa de debate da atividade autogestionária da CNBB com o tema: "Estado para que e para quem?" A Roda aconteceu das 11h30 às 13h30 na tenda 11.
Hoje, ainda, todos os jovens da PJ presentes no evento são convidados a participar da mesa de debate "A Juventude quer bem Viver", promovida em parceria com a Casa da Juventude de Goiás. Abaixo, confira mais sobre a programação.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Por que dizer não à redução da maioridade penal?


Vídeo produzido pelos/as jovens do Projeto MaladeArtes, da Casa da Juventude Pe. Burnier, de Goiânia/GO. Direção: Luiz Eduardo Carneiro. Produção e Edição: Kleber Lima e Luiz Eduardo Carneiro. Argumento: Samuel Mendonça

domingo, 17 de junho de 2012

Ciranda Pela Vida em memória do Pe. Gisley

Jovens da Pastoral da Juventude do Regional Sul 2, realizaram no final da Celebração Eucarística do Encontro de Preparação para a JMJ, uma Ciranda Pela Vida em memória dos 3 anos de Páscoa de Pe. Gisley Azevedo.



Entrevista sobre o Projeto Caixa de Ferramentas

Como surgiu - "Alcançar toda a juventude brasileira com essa linguagem que a gente sabe que eles são nativos."



Como se dá o projeto - "Hoje, cerca de 80% da juventude brasileira detém seu tempo com as mídias, com a comunicação tecnológica e tudo mais."



"...essa geração, não está preparado para essa nova geração."





"As informações são rápidas, a tecnologia é muito rápida..."



"Foi constatado que 92% dos jovens em um simples ditado, não conseguia escrever as palavras corretas."





Entrevista com padre Antônio Ramos sobre a CF 2013

CF 2013 sobre Juventude - "Porque a gente ainda está vivendo o aprofundamento do Doc. 85."



Influência das Assinaturas para a CF 2013 - "O clamos dos jovens com as assinaturas com lógico que contribuiu muitíssimo pra isso."



CF 2013: violência, drogas, maioridade penal... - "As mídias, como elas manipulam os jovens..."



Preparação da CF 2013 - "Começou no ano passado com a primeira Assembleia..."

Entrevista com padre Carlos Sávio sobre a JMJ Rio 2013

A Importancia e o significado da JMJ - "A JMJ pode contribuir com muita eficácia para a formação integral dos nossos jovens em várias dimensões."



A preparação da JMJ - "Intensa, safrificante, mas muito bonita!"



Diferencial da JMJ no Brasil - "Além do acolhimento nós vamos realizar na semana anterior a Jornada Mundial da Juventude pela primeira vez na história das JMJs, uma Semana Missionária."



Maior dificuldade de organizar a JMJ Rio 2013 - "Comunicação."



Passagem dos ícones da JMJ nas dioceses - "Tenho visto muita coisa bonita por ai!"

Regional Sul 2 se prepara para a JMJ 2013

Durante todo o dia 15 de junho, representantes da Pastoral da Juventude, do Setor Juventude, articuladores da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, responsáveis pela Ação Evangelizadora, sacerdotes, religiosos, religiosas e alguns bispos das dioceses do Regional Sul II estiveram reunidos no encontro estadual de preparação para a JMJ 2013.


Com a oração do Ofício Divino da Juventude e a apresentação das 18 dioceses presentes e da Euparquia Ucraniana, as atividades foram iniciadas no Seminário Nossa Senhora da Glória, em Maringá. A assessoria ficou por conta dos padres Carlos Sávio da Costa Ribeiro e Antônio Ramos do Prado, assessores nacionais da Comissão Episcopal para a Juventude.

Os assuntos pautados pela reunião foram o projeto "Caixa de Ferramentas" e Peregrinação da Cruz, o subsídio para jovens e adultos, a Semana Missionária, o projeto "Bote Fé" e os encaminhamentos práticos da preparação do Regional Sul 2 para a Jornada, que inclui todas as atividades que antecedem o evento, além da Ação Evangelizadora "Rio que Cresce Entre nós", que já acontece no estado, e outras temáticas de interesse do Regional.

Além do repasse de informações, os representantes das dioceses também tiveram espaço para partilhar como está o Setor Juventude em cada realidade e as expectativas em torno da JMJ e como está a preparação para esse evento.

Às 18h, foi realizada a Celebração Eucarística em memória ao Padre Gisley Azevedo, um dos idealizadores da Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens, morto em 2009, e ao dia do Sagrado Coração de Jesus, presidida por Dom João Bosco, bispo de União da Vitória, que contou com a presença dos seminaristas arquidiocesanos de Maringá.

Após o jantar, as atividades foram finalizadas com a articulação do Regional para receber os Ícones da JMJ e o Bote Fé.  Dom João Bosco abençoou a todos e todas, enviando cada um para a Missão que já começou a algum tempo, mas que após essa reunião toma corpo e se faz importante a unidade  de toda a Igreja do Regional Sul 2, que é a Jornada Mundial da Juventude 2013.


sábado, 16 de junho de 2012

Artigo - Viver a poesia do coletivo

Rodrigo Szymanski

Analisando a palavra “coletivo”, o dicionário Aurélio traz a seguinte definição: adj.1. Que forma coletividade ou provém dela. 2. Que pertence a muitos. adj. s. m.1. Diz-se de ou substantivo que, mesmo no singular, representa pluralidade. “Mesmo no singular, representa pluralidade”. Podemos olhar para esta definição como apenas gramática da língua portuguesa. Ou não. Talvez, inconscientemente, a poesia se difunde nas entrelinhas da teoria. Mas isso depende dos olhos de quem vê.

Leonardo Boff nos ensina que “todo ponto de vista é à vista de um ponto. Para entender como alguém lê é necessário saber como são seus olhos e qual a sua visão de mundo”. Para uma sociedade baseada nos valores individuais, onde reina o “cada um por si”, a poesia não faz sentido. Muito menos a poesia do coletivo. Pastoral da Juventude tem tudo a ver com coletivo e muito mais tem a ver com poesia. Vamos interpretar o “coletivo” com os olhos de quem pisa em chão Pjoteiro, pois o contexto da vida dos que assumem a “história de grupo” é o contexto da coletividade ou o “que pertence a muitos”. É impossível pensar a caminhada de Pastoral da Juventude com configurações individualistas.

Atualmente somos seduzidos a raciocinar o “eu”. Cuidado! Refletir e pensar o “eu” é necessário para vida, mas não se pode ser egocêntrico. A sociedade encanta os indivíduos a se tornarem ilhas, pensando que são auto-suficientes. Afirma o místico Thomas Merton que “homem algum é uma ilha”. Se não somos ilhas, somos “continentes”, a conexão entre diversos países, pessoas, culturas... Somos parte. Cada “eu” tecendo laços com o “outro” formando comunidade. “Qualidade daquilo que é comum”. O coletivo, no sentido poético e pejoteiro, é ser qualidade na vida em comum com os outros, formar comunidade e ser grupo. Com isso, germinamos novas formas de resistir ao sistema e “remamos contra a maré”. Novas formas? Talvez nem tão novas.

Falar da construção coletiva desta vivência comunitária é remeter a toda forma de organização social histórica. Até mesmo o diabólico mercado financeiro usa como estratégia a “junção” de capitais para sobreviver. Mas vamos pensar exemplos mais humanos e edificantes. No modelo de grupo de jovens ou comunidade de base que acreditamos, qual é o nosso arquétipo? É um só. Jesus Cristo, o Bom Pastor. Jesus, por ser Deus, poderia ser uma “ilha”. Não necessitava de nosso egoísmo – característica que lhe custou à vida.

Analisando rapidamente a vida de Jesus, encontramos a essência de nossa vivência coletiva. Ele vive em uma comunidade; por volta de seus Trinta anos forma um grupo para caminhar e partilhar a vida com Ele – onde a maioria era jovem. Os evangelhos mostram constantemente o diálogo de Jesus com os seus. Ele acolhe a todos; sem distinção. Hoje, nossa sociedade aceita acolhermos a todos? Quem são os excluídos que não aceitamos em nosso coletivo?

Viver em grupos, e talvez esta seja sua escolha - viver no coletivo PJoteiro, é ter a capacidade de conviver, de estar junto com outras pessoas. Acredito que é ai que reside o grande Mistério de ter a capacidade de partilhar a vida e romper o individualismo. Não que seja fácil conviver no coletivo, pois, se nos colocamos a disposição de estar junto com outras pessoas, precisamos entender que elas são diferentes da gente. É se abrir ao outro. É impossível formar um coletivo com pessoas que estão fechadas no seu “eu” e não possuem a capacidade de se abrir. É ai que entra a poesia do dicionário “Aurélio” quando define “coletivo”: “mesmo no singular representa pluralidade”. Mesmo que 'eu' continue sendo 'eu' nas minhas individualidades, quando me abro à experiência dos outros me torno plural com eles.

É um tanto quanto complicado compreender ou falar da vivência coletiva. Às vezes, é mais fácil vivenciar e, outras vezes, é mais fácil teorizar esta vivência, mas a poesia sempre pode auxiliar na reflexão. Poesias normalmente servem para isso, para teorizar a vivência que não pode ser teorizada.

“Eu não sou você
Você não é eu
Mas somos um grupo, enquanto
Somos capazes de, diferenciadamente,
Eu ser eu, vivendo com você e
Você ser você, vivendo comigo.”
(Pichon Riviere)

E que a experiência de viver o coletivo seja edificante. Vale a pena viver em comunidade e romper a crosta de egoísmo que a sociedade propaga. Todo seguidor do Reino aceita viver o Mistério do coletivo. Sejamos sempre continente. Nunca ilha!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vamos juntos gritar, girar o mundo!

Hoje celebramos o Sagrado Coração de Jesus, Coração esse que sempre rogamos a que o nosso coração se assemelhe, coração que acolhe, que transmite amor, que pulsa quando a vivência se une a vários outros corações gritando em uma mesma voz!

Lembramos também de uma voz que auditivamente foi calada, mas que dentro do coração ainda grita, ainda luta, ainda pede, clama, chega de calar vozes, chega de calar corações.

Que a exemplo do Pe. Gisley Azevedo nós possamos encarar a missão como um profetismo de busca do Reino, e que a Jornada Mundial da Juventude, tanto na preparação, quanto na vivência seja sinal de evangelização, unidade e aproximação dos povos. Que com a intercessão de Nossa Senhora do Rocio, sejamos envolvidos com amor e proteção!

Marcio Teixeira – acolhida da Celebração Eucarística do Encontro de preparação para a JMJ 2013 do Regional Sul 2.

Encontro Estadual de preparação para a JMJ acontece em Maringá

Representantes das 18 dioceses e da eparquia ucraniana do Regional Sul II participam do encontro estadual de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá. A assessoria está sendo feita pelos assessores nacionais da Comissão Episcopal para a Juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro e padre Antônio Ramos do Prado.

Na pauta está o repasse de informações do projeto “Caixa de Ferramentas” e Peregrinação da Cruz, do subsídio para jovens e adultos, da Semana Missionária, do projeto “Bote Fé” e outros assuntos referentes e JMJ 2013. Na parte da noite, os assuntos em debate estarão voltados aos encaminhamentos práticos da preparação do Regional para a Jornada, que inclui todas as atividades que antecedem o evento, além da Ação Evangelizadora “Rio que Cresce Entre Nós” e outros temáticas de interesse do Regional.

Estão presentes o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, bispo referencial da juventude no Regional Sul II e dom João Bosco, bispo de União da Vitória. Às 18h, uma Celebração Eucarística será realizada na Capela do Seminário Arquidiocesano recordando a páscoa do padre Gisley Azevedo, morto em 2009, e o dia do Sagrado Coração de Jesus. Todos e todas estão convidados.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ofício Divino da Juventude em memória de Pe. Gisley Azevedo

Por ocasião dos 3 anos de Páscoa de Pe. Gisley Azevedo (17/12/1977 - 15/06/2009) a Pastoral da Juventude preparou um roteiro de Ofício Divino da Juventude, em que celebra-se a vida de doação de um homem que acreditou na vida e na juventude.

Pe. Gisley foi assessor nacional do Setor Juventude e foi assassinado um dia após dizer a frase que foi encenada por todos os cantos de nosso país pelos jovens ligados às pastorais da juventude e se tornou a grande motivadora da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens: “Vamos juntos gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens”.

Ofício Divino em Memória de Gisley (PDF)
BAIXAR

Ofício Divino em Memória de Gisley (Doc)
BAIXAR

domingo, 10 de junho de 2012

Resumo da semana

Vídeo: Cúpula dos Povos

Na Alemanha: jovem representa a PJ e o Brasil em fórum sobre juventude

Liturgia: 10º DOMINGO Tempo Comum

Subsídio: PJ na Cúpula dos Povos

Arquidiocese de Maringá participa do 14º CDL Nacional

Fotos: PJ do Regional Sul 2 na festa de Corpus Christi

PJ da província de Maringá presente na solenidade de Corpus Christi

Liturgia: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi)

A origem de Corpus Christi

Corrida de rua vai marcar contagem regressiva para a JMJ Rio 2013

Comissão para a Juventude abre concurso para cartaz do DNJ 2012

07 de Julho: Dia do Catecismo Jovem

Abertas inscrições para o Seminário Nacional de Juventude e Bioética, promovido pela CNBB

15 de junho: Encontro Regional de preparação para a Jornada Mundial da Juventude

Pastoral da Juventude planeja caminhada no Paraná

Claudinei Lima fala sobre a organização da PJ no Paraná

Nádia Sedorko fala sobre o projeto Rio que Cresce Entre Nós

Padre Joel Nalepa fala sobre a mobilização para a JMJ Rio 2013

18º ERPJ: Claudinei Lima continua na coordenação

18º ERPJ: Milady Trava - articuladora da província de Londrina

18º ERPJ: segundo dia

Vídeo: primeiro dia do 18º ERPJ

18º ERPJ: Mística

18º ERPJ: Juventude e comunidade na festa da Santíssima Trindade

18º ERPJ: Missa e noite cultural dão sequência na programação

Dom Anuar: Eu credito muito em vocês!

CNAPJ envia mensagem para o 18º encontro do Regional Sul 2

Dom Anuar no 18º ERPJ

18º ERPJ: Plano Trienal

18º ERPJ: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

18º ERPJ: 13 dioceses, padres, religiosas, diáconos e seminaristas presentes

Peabiru acolhe 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude

Vídeo: Cúpula dos Povos


Vídeo produzido pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Justiça, da Caridade e da Paz - CNBB.

sábado, 9 de junho de 2012

Na Alemanha: jovem representa a PJ e o Brasil em fórum sobre juventude

Entre os dias 16 e 21 de maio deste ano, o jovem Felipe Freitas da Silva esteve na Alemanha representando a Pastoral da Juventude e o Brasil no Fórum sobre Juventude e Violência - Brasil e Alemanha, promovido pela Adveniat. Felipe é referência da Campanha Nacional contra Violência e o Extermínio de Jovens.

Durante sua exposição, Felipe falou da importância de se fortalecerem laços de solidariedade entre os jovens em todo o mundo e destacou as políticas de promoção da igualdade como mecanismo eficiente para o combate a violência.

Felipe Freitas, no centro, com jovens alemães
"Precisamos desenvolver políticas que garantam as condições para o pleno desenvolvimento e emancipação dos jovens. Autonomia, participação e liberdade são fundamentais no processo de enfrentamento a violência temos que construir condições efetivas para o exercício de direitos. Estas políticas são fundamentais para a garantia da segurança.", frisou o brasileiro.

Durante o evento foram apresentados os dados da violência contra jovens na América Latina bem como experiências de prevenção e de formação para cidadania. “Precisamos fortalecer as ações para que os próprios jovens descubram suas forças e talentos para construir uma sociedade justa e solidária", disse o membro da coordenação nacional dos jovens católicos alemães, Sebastian Koppers-Loehr.

Leia também


Confira entrevista e saiba mais sobre a participação de Felipe Freitas na Alemanha.

Liturgia: 10º DOMINGO Tempo Comum

9 e 10 de Junho de 2012

1ª Leitura - Gn 3,9-15
Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher.

Salmo - Sl 129,1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 7)
No Senhor toda graça e redenção!

2ª Leitura - 2Cor 4,13-18- 5,1
Nós também cremos e, por isso, falamos.

Evangelho - Mc 3,20-35
Satanás será destruído.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Subsídio: PJ na Cúpula dos Povos

Para que a juventude possa inserir-se no debate e trazer à luz ideias e práticas sustentáveis, a Pastoral da Juventude elaborou o subsídio “Cúpula dos Povos na Rio+20” para encontros de grupos de jovens. O material é composto por uma carta de apresentação sobre a Cúpula dos Povos e a Rio+20, dois encontros e uma celebração, além de algumas reflexões e musicas em torno do tema.

A Pastoral da Juventude, em comunhão com a Igreja e com os mais diversos movimentos sociais juvenis e preocupada com o bem estar dos povos, sua vida plena e o cuidado com a nossa casa mãe, está inserida no processo de construção da Cúpula dos Povos para a Rio+20.

Este é um espaço, construído pela sociedade civil, onde iremos levar nossas bandeiras de luta, denunciando as falsas soluções para o desenvolvimento sustentável do planeta e, também, pautar nossas reflexões e propostas enquanto juventude para o mundo que queremos.

Download
Versão em páginas solteiras
Versão em páginas casadas (para impressão como livreto)

Veja também
Jornal Mundo Jovem: Para entender a Rio+20


Saiba mais:
Cúpula dos Povos: www.cupuladospovos.org.br
Rio+20: www.rio20.gov.br

Arquidiocese de Maringá participa do 14º CDL Nacional

Jovens de 15 dioceses de todo Brasil estão presentes no curso que acontece até domingo em São Paulo

Começou nesta quinta-feira (7), em São Paulo, o 14° Curso de Dinâmica para Líderes – Nacional (CDL), promovido pelo Centro de Capacitação da Juventude (CCJ). Jovens de 15 dioceses de todo Brasil estão reunidos para vivenciar um momento único de capacitação e, depois, tornarem-se multiplicadores em suas comunidades.

Cinco jovens da Arquidiocese de Maringá estão presentes no curso, que vai até domingo (10) na casa de encontros Irmãs Cabrini. No total, participam 50 pessoas vindas das dioceses de Almenara, Belo Horizonte, Blumenau, Campinas, Duque de Caxias, Guarulhos, Itapetininga, Jales, Marabá, Maringá, Salvador, Santo André, São Miguel, São Paulo e São Sebastião.

Gelinton Batista / PJ Maringá

Fotos: PJ do Regional Sul 2 na festa de Corpus Christi

PJ da província de Maringá presente na solenidade de Corpus Christi

Mesmo com as baixas temperaturas que predominaram na região noroeste do Paraná, na madrugada desta quinta-feira, jovens da Pastoral da Juventude das dioceses que formam a província de Maringá se uniram em suas comunidades para ajudar na confecção do tradicional tapete de Corpus Christi.
Grupo de jovens Ligados em Cristo, de Altônia

Na diocese de Umuarama, o grupo de jovens Ligados em Cristo, do município de Altônia, iniciou os trabalhos por volta das 9h enfrentando um frio de 5º C. Além do aprendizado religioso, o jovem Lucas Ladislau observa que o engajamento nas atividades da Igreja também é importante para que a juventude seja reconhecida. “O jovem precisa de espaço na sociedade e, principalmente, na Igreja. Então quanto mais trabalhos nós fizermos, mais valorizados seremos,” comenta.

Em São Jorge do Patrocínio, os jovens usaram cerrarem e cartazes para produzir tapetes retratando símbolos da PJ. Os tapetes foram montados na praça ao redor da igreja matriz.

Na arquidiocese de Maringá, o mau tempo até cancelou a confecção dos tapetes em algumas comunidades. Mas, na paróquia Nossa Senhora da Liberdade os jovens se organizaram e ajudaram na preparação em tempo para também participarem da santa missa, que foi realizada no período da manhã.

Veja também
Galeria de Fotos
Origem do Corpus Christi

Participe!
Seu grupo também ajudou na confecção dos tapetes de Corpus Christi em sua paróquia? Envie fotos para publicarmos no blog. Escreva para teiaspjsul2@gmail.com, anexe as imagens, informe o nome do seu grupo, a paróquia e a cidade.

Gelinton Batista – PJ Maringá com a colaboração de Verônica de Souza, Kelly Garcia e José Sérgio Cordeiro

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Liturgia: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi)

7 de Junho de 2012

1ª Leitura - Ex 24,3-8 
Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco.

Salmo - Sl 115,12-13.15.16bc.17-18 (R. 13)
Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

2ª Leitura - Hb 9,11-15 
O Sangue de Cristo purificará a nossa consciência.

Evangelho - Mc 14,12-16.22-26
Isto é meu corpo. Isto é meu sangue.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A origem de Corpus Christi

Qual o sentido da adoração eucarística?
A Igreja Católica sempre conservou como tesouro preciosíssimo o mistério da fé presente no dom da Eucaristia. Ao longo da história exprimiu a fé eucarística não só através de uma atitude interior de devoção, mas também mediante várias expressões exteriores. Disto surge a devoção eucarística, explicitada na adoração ao Santíssimo Sacramento (na vigília da Sexta-feira Santa e, sobretudo, na Solenidade de Corpus Christi).

Origem do Corpus Christi
A origem desta solenidade começa quando a Ir. Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com maior destaque. Após apurada investigação das visões, estas foram acolhidas e oficializadas. Outro milagre eucarístico ocorreu durante uma missa, quando o Pe. Pietro de Praga duvidou da presença real de Cristo; imediatamente todos viram brotar sangue da hóstia consagrada por ele. Esta hóstia consagrada foi levada a Oviedo, na Espanha, em grande procissão, sendo recebida solenemente pelo Papa Urbano IV e levada para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corpo Eucarístico. Dentro deste contexto, o Papa Urbano IV instituiu a Festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.

Corrida de rua vai marcar contagem regressiva para a JMJ Rio 2013

Uma corrida de rua que vai acontecer no dia 22 de julho  em todas as dioceses do Brasil marcando a largada para a contagem regressiva de uma ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Esse é o Bote Fé na Vida, uma iniciativa da Igreja do Brasil que visa integrar esportes e evangelização.

O lançamento do Bote Fé na Vida aconteceu neste domingo, 20 de maio, durante o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Brasília, com a participação do triatleta Diego Ciarrocchi, que vai participar da organização do evento. Ele lembrou que a corrida é a segunda atividade esportiva mais praticada no Brasil e anunciou que esse será apenas o primeiro evento, pois outros esportes também serão contemplados posteriormente.

As inscrições serão descentralizadas, feitas em cada diocese. Para as dioceses se organizarem, foi preparada uma sessão especial no site Jovens Conectados com várias dicas. O conteúdo pode ser acessado neste link.

Comissão para a Juventude abre concurso para cartaz do DNJ 2012

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado todos os anos pelas dioceses brasileiras, geralmente em outubro. Neste ano, o cartaz oficial será escolhido por meio de um concurso convocado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. O resultado será divulgado no dia 25.

O(a) vencedor(a) do concurso vai ganhar um kit composto por produtos JMJRio2013, uma Bíblia da CNBB, um Youcat e uma camiseta da CF2012.

Então, coloque a criatividade para funcionar e mão à obra! Veja a seguir as regras.

Características do Cartaz:
- Tamanho: 60 cm de altura x 40 cm de largura
- Resolução mínima dos arquivos digitais: 300 dpi
- O cartaz deverá expressar a diversidade das expressões jovens a Igreja e estar em sintonia com o tema e lema do DNJ 2012:

Tema: Juventude e Qualidade de Vida
Lema: "Qual vida vale a pena ser vivida?"
Iluminação Bíblica: "Eu vim para que todos tenham vida"(Jo 10,10)
Enfoque: A integralidade do jovem

É importante lembrar que o cartaz vencedor poderá passar por ajustes feitos pela comissão organizadora. A participação no concurso implica na concordância desta regra.

Veja também
Temas e lemas do Dia Nacional da Juventude


Inscrições:
- De 17 de maio a 20 de junho de 2012
- concorrente deverá enviar o cartaz para o e-mail contato@jovensconectados.org.br em dois formatos digitais: JPG e PDF.
- No assunto do e-mail, coloque apenas os dizeres CONCURSO DO CARTAZ DNJ 2012
- No corpo do e-mail, informe os seguintes dados: Nome completo; Data de Nascimento; CPF; RG; Endereço completo e Telefone.

Fonte: Site Jovens Conectados

07 de Julho: Dia do Catecismo Jovem


Em julho faltará apenas um ano para a JMJ – Rio 2013.  Nesta ocasião celebraremos também em todo o Brasil 1 ano de resposta dada ao desejo do Santo Padre, por meio do Projeto do Catecismo Jovem. É a juventude do Papa indo ao seu encontro levando nas mãos o YOUCAT.

Estamos às portas de um ano por duas razões muito especial: o ano da Fé e a JMJ. Um ano para conhecer ainda mais aquilo em que acreditamos. É neste movimento que o Catecismo Jovem caminha e celebra um ano de projeto em todo o Brasil. Para celebramos bem  queremos convidar a todos a participarem conosco do dia do DIA DO CATECISMO JOVEM (07 e 08 de julho). Será um encontro em todo o Brasil, realizado com o objetivo de divulgar o Catecismo Jovem e motivar o manuseio e estudo deste novo instrumento de evangelização.

Como acontecerá? No mesmo dia, em diversas cidades de todo o Brasil, acontecerá um encontro, animado por um colaborador ligado ao “Projeto de Evangelização Catecismo Jovem”, com uma metodologia única, mesmos temas e mesmos objetivos.

Clique abaixo e faça o download das informações necessárias para realizarmos  este grande dia!

1- O que é o Dia do Catecismo Jovem?

2- Roteiro para o Dia

3- Faça o cadastro do local de realização

4- Lista de Presença

5 - Relatório


Outras informações e material de apoio para divulgação nas redes sociais!

Abertas inscrições para o Seminário Nacional de Juventude e Bioética, promovido pela CNBB

De 13 a 15 de julho, em Brasília, as Comissões para Vida e Família e para a Juventude, da CNBB, vão promover o Seminário de Juventude e Bioética. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre temáticas como aborto, anencefalia, células tronco embrionárias e eutanásia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de julho clicando neste link. O valor é R$ 150,00 e e dá direito à alimentação e a materiais do evento. Para quem desejar, será oferecida hospedagem em casa de família, com custo zero, o que deverá ser informado no ato da inscrição.

Já estão confirmadas as presenças de Dom Fernando Chomali, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; Frei Antônio Moser e Dra. Lenise Garcia, membros da Comissão de Bioética da CNBB; e de Dom Eduardo Pinheiro da Silva e Dom João carlos Petrini, presidentes, respectivamente, das comissões para a Juventude e para a Vida e Família.

As questões relacionadas à bioética tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. Recentemente houve a liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, do aborto em casos de anencefalia e do uso de células-tronco embrionárias, além da geração por reprodução assistida de uma criança para ser doadora para a irmã. Além disso, uma comissão de juristas nomeada pelo Senado Federal decidiu propor o aumento de casos em que o aborto não será punido, incluindo a incapacidade psicológica da mãe.

Diante de tantos desafios, fazem-se cada vez mais atuais as palavras do Papa Bento XVI: “Convido-vos a seguir com particular atenção os problemas difíceis e complexos da bioética. As novas tecnologias biomédicas interessam não somente a alguns médicos e pesquisadores especializados, mas são divulgadas através dos modernos meios de comunicação social, provocando esperanças e interrogações em setores sempre mais vastos da sociedade”.

Seguindo esse chamamento, as duas comissões da CNBB começam a preparação do Seminário de Juventude e Bioética. O evento é mais um passo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Mais informações sobre a programação serão dadas no site dos Jovens Conectados.

Serviço:
Seminário Nacional Juventude e Bioética - clique para se isncrever
Tema: Os desafios da Bioética e o protegonismo do Jovem Católico Iluminação Bíblica: "Escolhe, pois, a vida" (Dt 30,19) Data: 13 a 15 de julho
Local: Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema) - 702 Sul, Brasília, DF

Fonte: Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB
www.jovensconectados.org.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

15 de junho: Encontro Regional de preparação para a Jornada Mundial da Juventude

O Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) realiza no próximo dia 15, em Maringá, um encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013. O repasse de orientações e esclarecimentos será feito pelos assessores nacionais da Comissão Episcopal para a Juventude, padres Carlos Sávio da Costa Ribeiro e Antônio Ramos do Prado.

Todos os representantes da Pastoral da Juventude, do Setor Juventude, articuladores da peregrinação dos símbolos da JMJ, responsáveis pela Ação Evangelizadora e bispos das dioceses do Regional estão convidados.

Na pauta está o repasse de informações sobre o subsídio para jovens e adultos, criação de Comissão Diocesana; Comissão Regional e Projeto Rio Que Cresce Entre Nós, Semana Missionária - de 16 a 20 de julho de 2013, peregrinação dos Símbolos da JMJ, projetos Bote Fé e Caixa de Ferramentas e esclarecimentos e orientações gerais.

Clique na imagem para ampliar
O encontro será no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao Seminário Nossa Senhora da Glória, localizado na Avenida Colombo, saída para Paranavaí. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail nadia_secretaria@hotmail.com ou no telefone (41) 3224-7512, com Nádia Sedorko.



JMJ Rio 2013 
O papa João Paulo II institui a Jornada Mundial da Juventude em 1985. Desde então, todo ano o evento acontece em âmbito diocesano e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitas edições internacionais.

 Em 2013 o encontro do Papa Bento XVI com jovens de todo o mundo será na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, exclusivamente através do portal oficial: www.rio2013.com.




Encontro do Regional Sul 2 em Preparação para a JMJ Rio 2013 
Quando? 15 de julho, das 8h às 17h
Onde? Centro de Formação Bom Pastor – Maringá-PR
Pauta: Subsidio para os jovens e adultos em preparação para a jornada; Comissão Diocesana em vista da jornada; Semana missionária de 16 a 20 de julho de 2013; Esclarecimentos e orientações sobre a Jornada no Rio de Janeiro; Peregrinação da Cruz (cuidado e responsabilidade); Projetos Bote Fé e Caixa de Ferramentas; Comissão Regional em vista da JMJ e Projeto Rio Que Cresce Entre Nós.

Gelinton Batista – PJ Maringá

Pastoral da Juventude planeja caminhada no Paraná

A Pastoral da Juventude do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) realizou no último final de semana o seu 18º Encontro Regional. Reunidos no município de Peabiru, diocese de Campo Mourão, coordenações diocesanas, assessores leigos, religiosas e padres estudaram as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e apresentaram propostas para construção do novo plano trienal da PJ no estado.

O encontro também oficializou a continuidade do jovem Claudinei Lima como coordenador da PJ no Regional e representante do Sul 2 na coordenação nacional, até o final de 2013. A decisão foi tomada para facilitar a continuidade das ações pós 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, realizado em janeiro deste ano na Arquidiocese de Maringá, e a preparação do Regional para a Jornada Mundial da Juventude.

As lideranças também aclamaram a indicação da jovem Milady Trava como articuladora para a província de Londrina. Nos próximos dias, mais três jovens, das províncias de Maringá, Cascavel e Curitiba, deverão concluir o processo de indicação para fazer parte da equipe que vai coordenar a caminhada da PJ do Paraná nos próximos anos.

Na pauta principal ainda foram abordados os projetos nacionais da Pastoral da Juventude, o subsídio “Somos Igreja Jovem”, lançado este ano para todo Brasil, e as ações desenvolvidas pelo Regional a partir da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Gelinton Batista / Equipe de Comunicação
Fotos: Priscila Dias, Rodrigo Jung e Lucas Oliveira


Claudinei Lima fala sobre a organização da PJ no Paraná


Coordenador da PJ no Regional Sul 2, Claudinei Lima, fala sobre o processo de organização da Pastoral da Juventude no Regional.

Nádia Sedorko fala sobre o projeto Rio que Cresce Entre Nós


Secretária Regional da PJ, Nádia Sedorko, comenta o desenvolvimento da ação evangelizadora Rio que Cresce Entre Nós, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Padre Joel Nalepa fala sobre a mobilização para a JMJ Rio 2013


Assessor Regional da PJ, padre Joel Nalepa, relata as ações que estão contribuindo na mobilização da juventude para a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013.

domingo, 3 de junho de 2012

18º ERPJ: Claudinei Lima continua na coordenação

O jovem Claudinei Lima, de Campina da Lagoa, diocese de Campo Mourão, permanece exercendo o serviço de coordenador da PJ no Regional Sul 2 até 2013. A decisão foi tomada para facilitar a continuidade das ações pós 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, realizado em janeiro deste ano em Maringá, e a preparação do Regional para a Jornada Mundial da Juventude.


18º ERPJ: Milady Trava - articuladora da província de Londrina

Após aclamação, Milady é acolhida por padre Joel Nalepa e Nádia Sedorko.

18º ERPJ: segundo dia

O segundo dia de trabalhos do 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude começou com momento místico e oração do Ofício Divino da Juventude. Em seguida, as atividades foram retomadas com a continuidade da discussão em grupos. Ainda pela manhã, foram repassados informes, realizada a avaliação e, por fim, a aclamação da articuladora da província de Londrina, Milady Trava.


Vídeo: primeiro dia do 18º ERPJ




sábado, 2 de junho de 2012

18º ERPJ: Mística

Durante o 18º ERPJ, além de participar dos debates e reflexões, os jovens também exercem seu protagonismo nas equipes de trabalho. Um exemplo são as lideranças da diocese de Apucarana, que estão responsáveis pela mística. A equipe está trabalhando com o Ofício Divino da Juventude e o simbolismo litúrgico para contribuir nos momentos orantes do encontro.



18º ERPJ: Juventude e comunidade na festa da Santíssima Trindade

A comunidade paroquial São João Batista, de Peabiru, acolheu neste sábado (02) as lideranças da Pastoral da Juventude na festividade da Santíssima Trindade. Jovens de todo estado estão na cidade por ocasião do 18º Encontro Regiona da Pastoral da Juventude. O arcebispo de Maringá, bispo referencial da juventude no regional, dom Anuar Battisti, presidiu a celebração.


18º ERPJ: Missa e noite cultural dão sequência na programação


Após palestras e trabalhos em grupo, a programação do 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude, que acontece neste final de semana em Peabiru, continua na noite deste sábado com missa na paróquia São João Batista e, na sequência, noite cultural.

Amanhã (3) as atividades retomam a construção do planejamento com trabalhos em grupos, plenárias, informes, avaliação e aclamação dos articuladores das quatro provincias do Regional. O encontro terminará com o almoço.


Dom Anuar: Eu credito muito em vocês!

“Eu acredito muito neste encontro. Eu credito muito em vocês!” disse Dom Anuar Battisti aos jovens e assessores presentes no 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude.

CNAPJ envia mensagem para o 18º encontro do Regional Sul 2

A Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude enviou uma carta para os jovens que e assessores que participam do 18º Encontro PJ do Regional Sul 2, que acontece neste final de semana em Peabiru. A carta destaca as luzes da caminhada da PJ do Regional e recorda Cora Coralina. Leia a íntegra da carta:

Dom Anuar no 18º ERPJ

Bispo referencial da juventude no Regional Sul 2 da CNBB e arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, é acolhido no 18º Encontro Regional.

18º ERPJ: Plano Trienal

Assessor da Pastoral da Juventude do Regional Sul 2, padre Joel Nalepa, explanou sobre o Plano Trienal da Pastoral da Juventude do Regional (2009 - 2011), Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013.


18º ERPJ: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Padre Mário Spaki, explanou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2011 – 2015, seus objetivos e urgências.


18º ERPJ: 13 dioceses, padres, religiosas, diáconos e seminaristas presentes

Lideranças de todo Paraná estão reunidas em Peabiru, onde acontece o 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude. Além dos jovens, coordenadores de 13 dioceses, participam padres, religiosas, diáconos e seminaristas. A presença do bispo referencial da juventude no Regional Sul 2, dom Anuar Battisti, está confirmada.


Dioceses presentes: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.

Peabiru acolhe 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude

Acontece neste final de semana (1º - 3), no município de Peabiru, diocese de Campo Mourão, o 18º Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ). O objetivo é estudar e aprofundar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) e planejar a caminhada do regional para os próximos três anos.


Na manhã deste sábado, o secretário executivo do Regional, padre Mario Spaki, dá início aos trabalhos com uma expalação sobre os objetivos da DGAE. No período da tarde os jovens farão encaminhamentos em grupos sobre temas como a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Durante o ERPJ também estão programadas atividades como missa com a comunidade, noite cultural e a aclamação dos articuladores das províncias do Regional. O encaminhamento das ações a serem planejadas para os próximos anos terão continuidade até o final da manhã do domingo, no centro pastoral da Paróquia São João Batista.

Gelinton Batista / PJ Maringá