quarta-feira, 30 de março de 2011

Marco Jovem celebra a vida da juventude cristã em Londrina

Campanha da Fraternidade, Jornada Mundial da Juventude e DNJ foram as temáticas que movimentaram a juventude durante todo o evento

Aconteceu neste domingo, 27 de março, mais um Marco Jovem, que reuniu cerca de 600 jovens e adolescentes vindos das várias realidades da Arquidiocese de Londrina. O evento aconteceu no Colégio Marista e foi organizado pelo Setor Juventude.
Todos os anos, com o objetivo de ser o marco da juventude londrinense, a data inicia os trabalhos do Setor. O evento é organizado pelas juventudes e para as juventudes; isso porque se fala de vários carismas e estilos de se trabalhar com a faixa etária que, segundo o Papa João Paulo II, é o presente da Igreja Católica. Os vários “estilos” se encontraram neste dia tão especial para celebrar o amor, a alegria e principalmente a vida.
Com o tema “A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo”, durante todo o dia foram lembrados e trabalhados três temas que estão em evidência: a Campanha da Fraternidade 2011, com a proposição de se refletir sobre a “Fraternidade e a vida no Planeta”; a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Madri, no mês de agosto deste ano; e o Dia Nacional da Juventude que discutirá a “Juventude e o protagonismo feminino”.
O evento começou às 9hs da manhã com a acolhida e animação, seguido de oficinas. Antes do almoço, uma celebração que saiu do modelo convencional trouxe aos jovens o Cristo Palavra, Pão e Irmão. Não foi a realização de uma Missa como todos estão acostumados, mas a comemoração e a lembrança do próprio Deus. Uma Adoração ao Santíssimo, terminada com a partilha dos alimentos que cada jovem trouxe.
As pessoas puderam trocar ensinamentos nas oficinas de teatro do oprimido, jogos cooperativos, dança circular, percussão, meio ambiente, hip hop e lideranças. O período da tarde trouxe as apresentações dos temas, animação e as atividades foram encerradas com uma grande ciranda que precisou ser dividida em três para que todos pudessem participar.
Além disso, os religiosos e religiosas de todo o Regional Sul 2, que estavam em um encontro da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil ao lado, no Teatro Marista, vieram prestigiar a juventude e encerraram dando a benção e o envio a todos.
Celebrar a vida da juventude é também relembrar aqueles que vivem à margem da história, tendo suas vidas arriscadas e dispostas a perigos que podem levar a morte. Dessa forma, não só celebrar, mas assumir um compromisso de cristãos preocupados e engajados com o caminho de Cristo e levar a boa nova para quem não conhece, tornado-se verdadeiros “profetas da vida”, como dizia o Papa João Paulo II.

Francielly Hellena Camilo - Coordenadora da PJ de Londrina e representante no Setor Juventude

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pastoral da Juventude de Maringá promove curso para formação de assessores

Estão abertas as inscrições para a Escola de Assessores de Jovens (EAJO), um projeto da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá em parceria com a Casa da Juventude do Paraná, destinado a formação de pessoas que desenvolvem ou desejam atuar no acompanhamento da juventude em suas mais diversas realidades.

caminho de emausO curso será realizado em quatro etapas, entre os meses de maio e novembro deste ano, e, pela localização de Maringá, deve atrair e facilitar a participação de dioceses vizinhas, como Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Londrina e Apucarana.

A primeira etapa será nos dias 21 e 22 de maio com a temática “Realidade juvenil: desafios e perspectivas”. O tema “História da organização juvenil e do magistério da Igreja sobre a juventude” será abordado nos dias 9 e 10 de julho, “Ministério e Identidade do Educador/Assessor de jovens”, nos dias 13 e 14 de agosto. Na última etapa, dias 26 e 27 de novembro, a temática “Planejamento Pastoral e Pessoal” completa a programação da escola.

As inscrições podem ser realizadas através do sitewww.pjmaringa.com/eajo e as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail eajo@pjmaringa.com.


PJ Maringá

domingo, 20 de março de 2011

PJ FOZ realiza reunião de coordenadores

Nesse domingo dia 20 de março de 2011 estiveram reunidos no centro pastoral de Medianeira os coordenadores paroquiais de varias cidades da Diocese de Foz. Medianeira teve uma representante, Serranópolis também um representante, Missal esteve representada por 4 jovens, Santa Helena por 3, Ramilândia teve uma representação de 4 jovens também e Vera Cruz do Oeste 3, ainda esteve representada a paróquia São Paulo Apóstolo de Foz do Iguaçu, duas jovens daquela paróquia marcaram presença.

Thaís e Larissa, representantes da coordenação, iniciaram com uma dinâmica de apresentação, Talita apresentou brevemente o Calendário das atividades de 2011, bem como algumas de 2012, como o X ENPJ em Maringá e o Seminário contra violência em maio na Diocese de Foz. Larissa apresentou ainda sobre o CEBI que fez parceiria com a PJ para uma atividade em Maio desse ano ainda. O coordenador Rodrigo apresentou sobre o CDL que será em julho na Diocese de FOZ.

Após um intervalo o Assessor, Padre Ivanildo, apresentou sobre a MPP, onde os participantes foram divididos em grupo para definir estratégias de trabalho, logo após uma plenária os pejoteiros da Diocese de Foz foram almoçar.

Os seminaristas que auxiliam a PJ FOZ, Nivaldo, Leandro e Maurício, apresentaram um breve direcionamento da Campanha da Fraternidade 2011 e o que os jovens enquanto grupos podem fazer... passado esse momento de informação os participantes definiram como realizar a rifa. O valor de cada numero será de R$2,00 e os prêmios serão melhores que no ano passado. A proposta inicial é de um netbook e alguns brindes conseguidos pelas paróquias, e serão repassados 10% do valor vendido pelos jovens para auxilio nas despesas. O sorteio será realizado no DNJ em Foz no dia 30 de outubro.

O método ver, julgar e agir foi apresentado pelo Pe Ivanildo e logo após os grupos escreveram sobre os trabalhos de suas respectivas paróquias. Esses relatórios serão, em breve, divulgados nesse blog. Larrisa falou sobre o X ENPJ e o hino e a oração foram apresentados aos coordenadores presentes. Rodrigo apresentou o seminário contra a violência que será em maio de 2012 em Foz e comentou sobre o Plano Trienal que está no seu ultimo ano e pode ser prorrogado devido ao Encontro Nacional, sendo o objetivo do mesmo chegar até as bases. Para encerrar a reunião Pe Ivanildo fez uma reflexão e uma benção de envio. Em breve mais informações!

Rodrigo Jung
Coordenador Dioceseno de Foz do Iguaçu
Estudante de Jornalismo

quinta-feira, 17 de março de 2011

À Nádia

No ano passado, antes de irmos para a Reunião Executiva da Pastoral da Juventude em Ponta Grossa, o Arnaldinho e eu passamos pela casa da Nádia, em Prudentópolis. Iríamos todos juntos para Ponta Grossa. Fiquei encantada com o jardim de sua casa. Eram rosas de cores e tamanhos variados que me fizeram pensar “qual será a mais bonita?”. Passei toda a noite pensando naquelas flores.

Tomamos um café e a Nádia ainda conseguiu terminar um trabalho para uma cliente (ela confecciona roupa íntima feminina), tomou um banho e se arrumou. E nós fomos para reunião. Isso também me impressionou. A Nádia foi muito rápida. Comentei com ela e ela deu aquela risada. Estava acostumada com isso nessa vida de secretária do Regional Sul 2.

Esse trabalho não é fácil. Desde que assumiu, em novembro de 2007, Nádia sabia que seria dedicação quase que integral à PJ. Todas as semanas ela faz o caminho Prudentópolis – Curitiba e com paradas também em Guarapuava. Mais do que os relatórios das reuniões, dos encontros regionais, de “ir atrás” das diversas dioceses, de preparar material, repassar a todos(as), mais do que cuidar da sala da PJ do Regional, o trabalho de secretária exige, principalmente, diplomacia.

Neste caso, diplomacia significa saber ceder, falar com jeito que uma pessoa está errada, emitir sua opinião sem ser grosseiro e, principalmente, ficar calado mesmo que a vontade é de gritar. Como pejoteiros, cantamos “se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão”. Aprendemos que diante de algo que não está certo devemos falar e não ter medo de perder nossa cabeça. Mas, com o tempo, entendemos que é preciso aprender o momento certo de falar e como falar. É um exercício difícil. Só a maturidade e a certeza de que é a coisa certa faz valer a pena tamanho sacrifício. A Nádia mostrou que possui essas imensas virtudes. Conseguiu conviver entre bispos, padres, assessores e militantes da PJ fazendo seu papel, de elo entre todo o regional, e o mais incrível, sem desgastes, sem polêmicas.

Mas ainda há um aspecto muito mais difícil nesse trabalho. Assumir a secretaria da PJ é uma missão. “Missão é partir, caminhar... Deixar tudo, sair de si. Quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo e da vida”, já disse D. Hélder Câmara. Ao assumir a secretaria da PJ, a Nádia assumiu essa missão com a vida. Deixou “de lado” sua família, sua comunidade, seu trabalho, sua vida pessoal. Tudo isso por amor à causa da juventude. Ela assumiu essa missão de forma consciente, sabia que para os olhos de alguns era algo que não valia a pena, que não havia razão de ser, que não compensava em termos financeiros. Em partes eles estavam certos, mas a Nádia teve muitas compensações: a satisfação de ver a Pastoral da Juventude caminhando é uma delas. E com certeza a mais importante. O amor à Pastoral da Juventude é o que sustenta o pejoteiro, é o que o faz manter-se firme na caminhada, apesar das diversas pedras que são encontradas no caminho.

Mas a missão chegou ao fim, e a Nádia vai deixar a secretaria regional da PJ. Como pejoteira, não vai abandonar a PJ, vai continuar atuando junto à sua comunidade, decanato e diocese. Em breve teremos uma nova secretária. Na reunião neste final de semana em Cascavel alguns nomes foram indicados, e provavelmente teremos uma nova secretária em alguns dias. Com certeza será alguém com as mesmas qualidades que a Nádia e com certeza vai continuar o trabalho que ela fez com tanto empenho e dedicação. E para a Nádia só nos resta agradecer por ser mais que a secretária do regional, devemos agradecer por ela ser, acima de tudo, nossa amiga.

Ainda penso no jardim da casa da nossa atual secretária, mas agora já não tenho dúvida sobre a beleza das rosas. Entre tantas flores a mais bonita, com certeza, era a Nádia.
Equipe Executiva da Pastoral da Juventude do Regional Sul 2 - Reunião Executiva, 12 e 13 de março de 2011, Cascavel - PR.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Seminário Regional da Campanha Contra a Violência será em 2012

O Seminário Regional da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens irá acontecer de 18 a 20 de maio de 2012 em Foz Iguaçu. A data foi redefinida na Reunião da Equipe Executiva da Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul II que aconteceu nos dias 12 e 13 de março na cidade de Cascavel.

A Casa da Juventude do Paraná (CJPR) apresentou durante a reunião o projeto para a realização do seminário juntamente com os representantes de Foz do Iguaçu e outros que também estarão na organização.

Julgado como bem elaborado e atendendo as demandas do Regional os participantes da equipe optaram por manter o evento que pretende reunir cerca de 200 pessoas de todo o Paraná.

A mudança de data do seminário que estava previsto para acontecer esse ano de 11 a 13 de maio, foi por motivos de calendário e pela realização do X Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em Maringá, o regional está voltado e empenhado para a organização do mesmo.

O local foi mantido, pois, segundo Rodrigo Jung, coordenador Diocesano de Foz “alguns contatos já haviam sido realizados e os grupos de Foz do Iguaçu estavam engajados na organização local”. Mas também porque houve empolgação por parte dos representantes, afirma Pe Ivanildo Gasparrini, assessor eclesiástico da Diocese de Foz do Iguaçu, “agora com mais tempo pra mobilizar os coordenadores paroquiais e os grupos de base e com um projeto bem elaborado pela CJPR nos sentimos motivados em sediar esse grande evento do regional”.

A cidade, Foz do Iguaçu foi escolhida por ser considerada a mais violenta para a juventude brasileira segundo estatísticas. A Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens é um projeto nacional da Pastoral da Juventude e está inserida na CJPR pelo projeto “A juventude quer viver!”

O Seminário “Juventude, Segurança e Paz”, como está sendo chamado, pretende apresentar pesquisas recentes de mortalidade e extermínio de jovens e proporcionar um conjunto de iniciativas integradas. Será direcionado a educadores, gestores adultos, profissionais, acadêmicos, estudantes, adolescentes e jovens entre 15 a 29 anos, com ênfase nos direitos da juventude e na implantação de uma cultura de paz.

A CJPR está sob nova coordenação e pretende manter a Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens permanentemente. O lançamento da Campanha será em maio de 2011 em todas as dioceses do Paraná e serão utilizadas as atividades permanentes da PJB para divulgação do evento.